Pular para o conteúdo principal

Digestão e absorção de proteínas


As proteínas estão presentes em diversos tipos de alimentos, tais como: peixes, carnes vermelhas e brancas e alguns produtos de origem animal, como leite e queijos.

As proteínas são macromoléculas e exercem diversas funções, mas a principal seria a função estrutural, pois são muito plásticas. Ainda assim, boa parte das proteínas ingeridas podem ir para o fígado, onde serão metabolizadas e gerarão energia, ou seja, além de serem plásticas possuem valor energético.
Essas macromoléculas são geradas a partir do processo de tradução, que ocorre no citoplasma das células e são formadas por ligações peptídicas entre aminoácidos. Esses aminoácidos são divididos em aminoácidos essenciais, que precisam vir da dieta, uma vez que o corpo não os produzem, e os aminoácidos não essenciais, que o próprio corpo é capaz de produzir. Para essas macromoléculas serem absorvidas pela mucosa intestinal, precisam ser quebradas em porções menores.

A digestão enzimática tem início no estômago, uma vez que na boca só ocorre a mastigação, tendo em vista que na saliva não há enzimas que agem em proteínas. Sendo assim, no estômago ocorre a ação do suco gástrico, que é secretado por diversos tipos de células:
→ células mucosas: secretam mucoproteínas e são responsáveis pela proteção da mucosa gástrica.
→ células principais: secretam pepsinogênio, que possui enzimas capazes de agir nas ligações peptídicas, quebrando-as e possui também a renina, que vai agir sobre a caseína do leite.
→células parietais: secretam ácido clorídrico (HCl)
No esquema abaixo há uma representação de como ocorre a formação de HCl nas células parietais:
Pode-se observar que o CO2 entra na célula a partir do plasma e dentro da célula se liga ao H2O e forma H2CO3. Desse H2CO3 sairá o bicarbonato (HCO-3) para o plasma e o H+ sairá para o lúmen (a saída do H+ ocorre graças a quebra de 1 ATP) que se ligará ao Cl- vindo do plasma, formando o HCl.

OBS: as células endócrinas secretam gastrina, que é a responsável por estimular a produção do suco gástrico.

O ácido clorídrico é responsável por desnaturar as proteínas, gerando a perda de sua forma e consequentemente de sua função proteica. Assim, as cadeias de proteínas ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas. Além de desnaturar as proteínas, o HCl é o responsável por ativar o pepsinogênio, o transformando na sua forma ativa que seria a pepsina. A pepsina é responsável por transformar as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas.
No intestino delgado as proteínas vão sofrer a ação do suco pancreático, que é rico em outras enzimas que também irão agir na quebra das proteínas. Essas enzimas são: tripsina, quimiotripsina e peptidases pancreáticas.

Após a ação de todas essas enzimas, haverá a presença de diversos tipos de oligopeptídeos, que são peptídeos menores e completarão a digestão na borda em escova, uma estrutura da mucosa intestinal.
Os oligopeptídeos com 3 ou mais resíduos vão sofrer a ação da amino-oligopeptidase, que gerará aminoácidos, dipeptídeos e tripeptídeos. Os aminoácidos passarão por proteínas transportadoras de aminoácidos (na borda em escova) e irão para o citosol. Já os dipeptídeos e tripeptídeos sofrerão a ação de aminopeptidases transformando-os em aminoácidos e seguindo o caminho já descrito ou continuarão como estão e passarão por proteínas transportadoras de peptídeos (essa passagem ocorre através de uma bomba de sódio e potássio, que permite a troca entre sódio e H+, causando um gradiente de H+ que permite a passagem desses peptídeos), que guiarão o caminho desses dipeptídeos e tripeptídeos e que no citosol sofrerão diversas ações de peptidases até se tornarem aminoácidos.



Após a absorção desses peptídeos (que serão convertidos em aminoácidos) e aminoácidos, eles serão transportados até o fígado através da veia porta. Esses aminoácidos absorvidos participarão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos. 

Bons estudos e até a próxima postagem,
Mariana Torres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Digestão e absorção de lipídeos

Os lipídios possuem diversas funções que são importantes para a manutenção da homeostasia do corpo. As funções são: energética termogênica transdução de sinal hormonal antioxidante estrutural (forma as membranas celulares) proliferação e diferenciação celular isolamento térmico  metabolismo do cálcio  coagulação sanguínea Além disso, os lipídios são considerados substâncias hidrofílicas e anfipáticas (possuem uma grande região apolar, que é pouco solúvel em água).  Sua composição é principalmente de ácidos graxos. Então se apresentam na forma de gorduras, ceras, óleos e compostos relacionados (hormônios e vitaminas). É importante saber que os lipídios obtidos na dieta são principalmente triacilgliceróis e o restante é constituído por fosfolipídios, colesterol, ésteres de colesterol e ácidos graxos livres. A digestão de lipídios começa conceitualmente na boca, através da lipase lingual. Todavia, essa enzima praticamente não tem efeito nenhum sob os lipídios,

Destino dos nutrientes após a absorção

No intestino ocorre a fase de estase do alimento, que seria a "parada" do alimento em determinado local (nesse caso, no intestino), para que esse alimento possa ser absorvido. Com absorção dos nutrientes, estes podem ter diversos tipos de destinos e percorrer caminhos diferentes. A glicose e aminoácidos vão direto para o fígado através da veia porta, já os lipídeos vão para a linfa e posteriormente para o fígado. Esses nutrientes citados são os principais combustíveis metabólicos do corpo, sendo a glicose a principal fonte de combustível. O destino desses nutrientes tem relação direta com o período de tempo em que ocorreu a última refeição, sendo então dividido em 3 estágios: ABSORTIVO (ABSORÇÃO), PÓS-ABSORTIVO (PÓS-ABSORÇÃO) e JEJUM. → Período Absortivo: Resumidamente, é o período em que o intestino acabou de absorver os nutrientes. Pode ser um período longo ou não, dependendo dos tipos de nutrientes absorvidos. O destino da glicose : Primeiramente ocorre a digestão